segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

É possível passar na Fuvest sem cursinho?

Antes de mais nada a resposta: Sim, é completamente possível ser aprovado na FUVEST sem cursinho.


Por Juliana Coutinho
Pode parecer idiota, ou no mínimo bobo, acreditar que é possível passar no maior vestibular do país sem uma preparação dada por profissionais, mas a realidade não funciona bem assim. Antes de mais nada deve-se entender que o "estudo" passa por um complexo processo que envolve 6 grandes dimensões, que são: Tempo, Disposição, Concentração, Método, Disciplina e Investimento.





Os cinco primeiros são fatores subjetivos, dependem mais de você e da forma como estão organizados, além de não terem custos para obtenção - exceto pelo Tempo já que para pessoas com uma vida um pouco mais séria exige um malabarismo próprio e muitas escolhas.

Agora sobre o investimento...

Estudar é algo que custa dinheiro pelo fato de não gera dinheiro e precisa de materiais para ser feito - livros, apostilas e etc. Infelizmente não existe uma mágica, ou forma com custo zero para ter acesso ao conhecimento, porém é possível encontrar formas alternativas - e por vezes mais eficientes - para os seus gastos.

Por roparedes


Se você está pensando em não fazer cursinho este ano, mas não quer deixar de se preparar preste atenção nessas dicas:


  1. Materiais de cursinho mudam pouco - portanto, não existe problema algum em pegar as apostilas daquele seu primo que fez cursinho há uns 2 anos, ou mesmo procurar em sebos pelas apostilas dos principais preparatórios - elas custam em média R$3,00 cada.
  2. A lista de livros obrigatórios da FUVEST você encontra em bibliotecas públicas - Não sabe onde tem uma biblioteca perto da sua casa? Veja a lista de bibliotecas municipais em São Paulo. Se não tiver na biblioteca próxima a sua casa vá até o Centro Cultural São Paulo (CCSP), lá eles possuem uma estante apenas para a lista da FUVEST.
  3. Internet - Pode não parecer, mas existe sim vida na internet além do Facebook. O YouTube, por exemplo, é um ótimo lugar para encontrar aulas de grandes autores, porém é necessário garimpar um pouco, mas nada impossível.
  4. Seguindo a dica anterior apresentamos o nosso blog! O maior objetivo dele é ajudar você com o vestibular, trazendo informações, notícias e organizar um pouco o grande mar de informações que é a internet. Pretendemos trazer o maior número possível de ferramentas para quando Novembro chegar a FUVEST não ser mais um problema.
Qualquer dúvida, sugestão ou crítica é só falar aqui em baixo! Estamos sempre a disposição!

2 comentários:

  1. Apenas estudando o conteúdo passado em cursinhos e lendo os livros obrigatórios da fuvest, isso ja seria o suficiente para passar nesta prova???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dedicação, o esforço e a disciplina contam muito.
      Estude e dê o melhor de você na prova. Deixe de fora do exame o nervosismo e o desespero, e sim, o pensamento positivo.
      Boa sorte vestibulandos!

      Excluir