quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Carlos Dummond de Andrade - Tristeza do Império - 05/28

Neste poema tomamos a situação temporal entre os anos de 1822 a 1889, data referente aos anos do Império no Brasil. O Império brasileiro, embora monarquico e intimamente ligado a família real portuguesa, foi o primeiro governo brasileiro propriamente dito, nele o país faz suas primeiras dividas externas e travou suas guerras.
Os governos monarquicos, primeiro e segundo império, foram marcados por muito conturbação político-sociais, Guerra da Cisplatina, Confederação do Equador, Abdicação de D. Pedro I, Regência Trina, Regência Una, Cabangem, Sabinada, Farroupilha, Maioridade, Segundo Império, Guerra do Paraguai4, Extinção do Tráfico Negreiro, Abolicionismo5, Abolição da Escravatura, Início de um processo de urbanização6, tudo isso no espaço de pouco mais de 65 anos.
O poeta trata, neste poema, da coisa que se espera.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Como gabaritar Inglês na FUVEST - Exercícios (1)

Abaixo alguns exercícios de inglês extraídos de provas anteriores da Fuvest. Qualquer dúvida, sugestão ou etc. basta nos perguntar pelos comentários.




segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Memórias Póstumas de Brás Cubas - O Filme - Completo

Memórias Póstumas é um filme brasileiro de 2001, dirigido por André Klotzel e baseado na obra machadiana, Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Partes importantíssimas do longa são citações literais do romance realista, como a dedicatória "AO VERME QUE PRIMEIRO ROEU AS FRIAS CARNES DO MEU CADÁVER DEDICO COMO SAUDOSA LEMBRANÇA ESTAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS", a introdução "Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte." e o final "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."; além de muitas outras partes relevantes à obra.
O filme está disponibilizado neste post.